Por Fábio Campos
fabiocampos@focus.jor.br
Tasso Jereissati convidou o médico Carlos Roberto Martins Rodrigues (Cabeto) para ser o vice do General Theophilo. O fim da tarde de ontem marcou o início de uma série de reuniões e conversas entre o senador, Cabeto, o general e outros tucanos. Até o momento, as articulações continuam. Os compromissos profissionais do médico são os maiores obstáculos para aceitar o convite.
Sabe-se que as chances de uma resposta positiva são pequenas. Além de professor da UFC, Cabeto é conhecido pela dedicação aos seus pacientes. Porém, o maior obstáculo para a sua entrada nas disputas políticas é o trabalho à frente do Programa Distrito de Inovação em Saúde, o Viva@Porangabussu (veja aqui). Cabeto é o inspirador do plano. Ele encabeça o Instituto de Ciências Médicas, em implantação no bairro, que será um hospital de referência e a âncora do projeto de inovação.
A articulação a favor do projeto, que é de grande importância para Fortaleza, impõe embaixadas junto à cadeia institucional do Estado. Para viabilizar o plano, é preciso, por exemplo, o apoio pleno do Governo do Estado, da Prefeitura e da Câmara Municipal.
Atualização às 12:53 – Há dúvidas quanto a elegibilidade de Cabeto. O médico é professor da UFC e está à disposição do Estado para tocar o projeto de Porangabussu. Se for isso mesmo, é inelegível.