O amor pelos nossos pets as vezes pode incomodar os vizinhos, principalmente para quem mora em condomínio, mas saiba que ninguém pode proibir esse afeto e, nós te ajudaremos com algumas dicas.
Cada vez mais presentes em nossas famílias, os animais de estimação já somam mais de 132 milhões no nosso país, o que torna os brasileiros o segundo no mundo com mais cães, gatos e aves do mundo. E sim, eles são e devem ser permitidos morarem em condomínios com seus respectivos donos, desde que os mesmo não atrapalhem a segurança, a saúde e o sossego dos vizinhos.
E para você viver em mais harmonia e tranquilidade com todos os moradores, é bom fazer sua parte, portanto seguem alguma dicas:
- A entrada, saída e circulação com os animais deve ser feita somente pelo locais permitidos (pet place)
- Sempre que andar com o cão pelo condomínio, use a coleira. Não saia sem guia. Lembre-se de que há pessoas que podem não gostar ou até mesmo ter pânico de cães.
- Lugar de passeio é na rua ou praças do bairro, não no jardim, playground ou na garagem. Estes locais não são toalete dos cães e gatos. Mas, caso aconteça, por favor recolha os dejetos do seu bichinho
- Caso o animal de um morador faça muito barulho, antes de registrar queixa, verifique se outros condôminos também se sentem incomodados
- Se as regras do condomínio estabelecem que você não deve levar os cães na área da piscina, não o leve e evite criar problemas.
- Se for viajar ou ficar muito tempo fora de casa não deixe o animal trancado na sua unidade
- É conveniente que o dono do animal mantenha a disposição do síndico a carteira de vacinação do bicho
- Quando for usar o elevador com o cão, use a caixa de transporte ou leve no colo. Caso o cão seja maior e você não consiga fazer isso, ao pegar o elevador, veja se tem alguém dentro. Se tiver, pergunte se a pessoa se importa do animal entrar com ela no elevador. Se ela responder sim, espere que ela desça onde precisar e só depois entre com o animal.
- Caso o animal demonstre agressividade contra moradores ou outros bichos, deve-se considerar a possibilidade de que se use focinheira, independentemente do seu porte
- Pergunte para seus vizinhos se o seu animal está incomodando de alguma forma. Sempre é bom saber como ele se comporta quando você não está em casa.
Como já dito em uma das dicas, é recomendável que seu animal só passeie nos locais permitidos, e pensando nisso as construtoras e novos empreendimento com o Parc Victoria que já está pronto para você, vem aderindo à uma solução já existente em outro países, o chamado pet place. Uma área do condomínio totalmente reservada para os animais, principalmente cachorros, onde eles podem brincar e passear a vontade.
Dias de Sousa