O desfile cívico-militar comemorou Independência do Brasil na avenida Beira-Mar na manhã desta quinta-feira (7), em Fortaleza. O desfile iniciou às 9h30 e enalteceu os 195 anos de independência do Brasil. O desfile reuniu 3.500 militares da Marinha, Exército, Força Aérea, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Ceará.
A Cavalaria do Colégio Militar de Fortaleza abriu o destile fazendo a escolta da comitiva oficial formada pelo governador Camilo Santana e o comandante da Décima Região Militar, general Teóphilo. Em seguida, um grupo marchou rumo a pira, instalada no calçadão. A chama acesa pela tenente Grasielle Silva simboliza o fogo simbólico da pátria.
O desfile seguiu com a participação de alunos de escolas estaduais, municipais e particulares, e ainda, integrantes de associações e projetos sociais. Os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, os chamados “pracinhas”, militares brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial contra a ascensão do nazi-fascismo também participaram do desfile e foram muito aplaudidos.
G1