Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Desenvolvimento social da região é contemplado/Pecém

0

As transformações ocasionadas no Estado e no entorno do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) não se restringem ao aspecto econômico. O desenvolvimento social da população que vive na região do empreendimento sempre foi uma das preocupações da siderúrgica, que trabalha com o tripé ambiental, social e econômico.

Até agora, já foram investidos R$ 21 milhões com foco regional. “Para garantir que a primeira usina siderúrgica integrada do Nordeste seja bem recebida pela comunidade da qual vai fazer parte, foi imprescindível fazer  diversos estudos e mapeamento de toda a região, pois acreditamos no desenvolvimento do município onde estamos nos instalando, assim como no fortalecimento de toda a região. É preciso que todos sejam beneficiados, que todos tenham oportunidades”, destaca a direção do empreendimento.

Programas

Entre os programas desenvolvidos pela CSP na região, está o “Ideia da Gente”, que ocorre desde 2013, quando foi lançado o primeiro edital em São Gonçalo do Amarante e Caucaia.

O programa identifica ideias transformadoras de lideranças comunitárias, fortalecendo o capital social local e contribuindo para a autonomia das comunidades locais. “Os projetos sociais são pensados e realizados pela comunidade e para a comunidade. Capacitamos as pessoas na elaboração e gestão de projetos e só depois selecionamos aqueles que receberão o investimento”, afirma a direção da CSP.

Ideia da gente

Entre os 17 projetos apoiados até o momento pelo programa “Ideia da Gente”, estão duas cooperativas de confecção e uma de beneficiamento do caju.

O programa também atua na qualificação de adolescentes com aulas de inglês e de informática que foram contratados como Jovem Aprendiz e programas de incentivo à prática de esportes que procuram afastar as crianças de situações de vulnerabilidade social.

Outra iniciativa desenvolvida pela CSP é o programa “Interagir – Integração Estratégica para Gestão e Investimento Regional”, que também foi lançado em 2013 e tem o objetivo de fomentar um modelo de governança que cria sinergia entre o poder público, empresas e a sociedade civil para atender às demandas da região.

“Com ações específicas, parceiros estratégicos e público-alvo diferenciados, o ‘Interagir’ é baseado em quatro eixos: apropriação local das oportunidades de emprego e negócios, ampliação da capacidade de gestão pública, fomento à dinamização da economia e valorização da cultura e governança regional”, explica a direção da empresa.

Interagir

O modelo do “Interagir” foi publicado no livro Pacto pelo Pecém, produzido pelo Conselho de Altos Estudos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, como sendo uma boa prática de modelo de governança para a região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. De acordo com a direção da CSP, em março deste  no, o governo do Estado do Ceará adotou a proposta de governança da região do Cipp e passou a executar as ações necessárias, através da contratação da ONU Habitat e Instituto Dialog, para a criação de um observatório.

Compartilhe

Deixe um comentário