Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Desembargadores são eleitos para comandar o TRE no biênio 2017-2019

0
A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará elegeu, por aclamação, os desembargadores Maria Nailde Pinheiro Nogueira e Haroldo Correia de Oliveira Máximo para a Presidência e Vice-Presidência do TRE-CE, respectivamente, no biênio 2017-2019.
Os nomes dos dois desembargadores foram confirmados pelos juízes da Corte do TRE-CE, na sessão desta terça-feira, 4/4, presidida pelo desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, após indicação do Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), na sessão da última quinta-feira (30/3).

Ao abrir a sessão, o presidente do TRE-CE explicou à Corte que, mesmo na ausência do desembargador Haroldo Máximo, cujo pai faleceu nesta terça-feira, iria encaminhar o processo de eleição para os cargos de presidente e de vice-presidente do TRE-CE, porque o próprio desembargador Haroldo Máximo pediu para que o ato da eleição se consumasse e o processo de transição não fosse prejudicado.

A desembargadora Nailde Pinheiro, eleita para a Presidência do TRE-CE, agradeceu aos juízes que compõem a Corte Eleitoral: “Reafirmo aqui o compromisso de levar adiante o grande trabalho realizado na gestão do desembargador Abelardo, de honrar esta Casa, e, para isso, tenho a certeza que terei o apoio dos juízes e servidores, muito qualificados, que fazem parte dessa Justiça Especializada”. A desembargadora Nailde Pinheiro também agradeceu ao desembargador Haroldo Máximo, “impedido de estar aqui presente, mas com quem, certamente, poderei contar sempre na minha gestão à frente do TRE. Além de vice-presidente, o desembargador Haroldo Máximo acumulará o cargo de corregedor regional eleitoral.

O atual presidente do TRE-CE, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, encerra o mandato no dia 11 de junho de 2017. O Tribunal Eleitoral no Ceará é composto por sete membros, sendo dois desembargadores estaduais (presidente e vice); dois juízes estaduais, escolhidos pelo Tribunal de Justiça; um juiz federal, escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região; e dois juristas, além do procurador regional eleitoral.

11:36 · 05.04.2017 / atualizado às 11:36 · 05.04.2017 por

 

 

A Vice-Governadora do Estado, Izolda Cela, esteve na tarde desta terça-feira, em Juazeiro do Norte, para apresentar a proposta de implantação do Programa Ceará Pacífico, que vem sendo desenvolvido em cinco áreas prioritárias de Fortaleza, além de incorporar a ideia de atuar com projeto piloto no Norte e Sul do Estado. Em Sobral, o programa, que tem interface em áreas como Saúde, Social, Educação e Segurança, foi implementado desde fevereiro deste ano. Já em Juazeiro do Norte, foram dados os passos iniciais para começar os trabalhos.

Durante a reunião, ficou definido representante do Município para dar os primeiros passos no processo de implementação do programa, que atuará nas áreas mais vulneráveis. Nas localidades são adotadas as Unidades de Segurança – Uniseg, para realizarem ações efetivas nas áreas apontadas pelo projeto piloto. Um dos aspectos ressaltados pelos participantes, tem sido os resultados positivos obtidos no primeiro momento, a exemplo do Vicente Pizon, uma das cinco áreas de Fortaleza, com redução de cerca de 67% dos homicídios, crimes contra o patrimônio e roubos, contando também com menores índices de furtos e assaltos nas áreas.

A reunião contou com a presença do secretariado do Governo Municipal, além da equipe técnica da Governadora. Na ocasião, o Prefeito Arnon Bezerra destacou a importância do desenvolvimento de projetos integrados, entre Estado e Município, e ressaltou que Juazeiro do Norte, mesmo sendo um dos menores municípios do Estado em área territorial, ainda possui diversos problemas.
O gestor ainda lembrou da necessidade de ter, na cidade, pessoas capacitadas para exercerem as suas atividades, e consequentemente, darem os melhores resultados em busca do desenvolvimento. “Juazeiro do Norte quer pessoas capacitadas para atuar pelo Município”, ressaltou.

11:15 · 05.04.2017 / atualizado às 11:15 · 05.04.2017 por
O presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), George Valentim, recebe, na manhã dessa quarta-feira (05/04), representantes de associações que trabalham com pessoas com deficiência visual.

Na oportunidade, será feita a entrega de títulos em Braille publicados pelo Instituto e discutida a formação de uma parceria com as entidades com vistas à edição de material gráfico em Braille, de forma a atender as demandas das instituições. A Associação das Mulheres Especiais (AME), Associação dos Cegos do Estado do Ceará (Acec) e do Instituto dos Cegos do Ceará estão entre as entidades beneficiadas.

O Braille é um sistema de leitura em que os caracteres de um alfabeto convencional se indicam por pontos em alto relevo, e as pessoas com deficiência visual os distinguem por meio do tato. As publicações são impressas na própria gráfica do Instituto, que conta com uma impressora Braille, e têm a contribuição de dois técnicos, deficientes visuais, responsáveis por todo o processo de transcrição e formatação da obra, que ao final é encaminhada para impressão e acabamento.

Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Desarmamento, Estatuto dos Funcionários Públicos e Civis do Estado do Ceará, Estatuto do Idoso, Guia Cultural de Fortaleza, Lei Maria da Penha, Cordel Lei Maria da Penha e Nova Ortografia da Língua Portuguesa são algumas das publicações disponibilizadas pelo Inesp, gratuitamente, na versão em Braille.

10:48 · 05.04.2017 / atualizado às 10:50 · 05.04.2017 por
O prefeito Roberto Cláudio está de volta após participação de seminário na índia onde apresentou projetos de mobilidade implantados em Fortaleza e as oportunidades decnegócios.

RC agendou visitas aos bairros mais atingidos pela chuva e vai, ainda, fazer uma vistoria nos pontos mais esburacados nas vias da capital cearense. A operação tapa buracos vai passar pelas ruas e avenidas.

10:02 · 05.04.2017 / atualizado às 11:54 · 05.04.2017 por
Atendendo ao requerimento do deputado federal Cabo Sabino (PR/CE), a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, debaterá na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, no próximo dia 7 de abril, às 14 horas, os impactos da Reforma da Previdência para as pessoas com deficiência.
De acordo com o parlamentar, o objetivo é fomentar a discussão, haja vista o impacto que a reforma acarretará na vida das pessoas com deficiência, tanto as que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC) e as que trabalham. “Entendo que, nem esta casa, que discute com os respectivos pares a reforma, não a domina com plenitude, vejo que a população, principalmente as pessoas com deficiência, estão alheias sobre o que a proposta traz e os seus impactos. Por isso, é de fundamental importância levar o conhecimento a todos”, justifica Cabo Sabino, a importância do evento em Juazeiro do Norte.
Mesa de Debates:
Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, Deputado Cabo Sabino;
Presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, Vereador Gledson Lima;
Representante da Ordem dos Advogados do Brasil;
Representante do Conselho de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Barbalha;
Representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte;
Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados.
09:59 · 05.04.2017 / atualizado às 09:59 · 05.04.2017 por
A Prefeitura de Fortaleza, por meio das Secretarias Municipais de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e de Educação (SME), realiza a primeira oficina do grupo técnico responsável pela construção do Plano Municipal de Educação Ambiental de Fortaleza (PMEAFor), referente ao período 2017 a 2027. O evento acontecerá nesta quarta-feira, dia 05 de abril, a partir das 9h, no auditório da Seuma.
O Plano tem como missão colaborar com a construção de uma Fortaleza mais educada, sustentável, compartilhada e gentil. Será elaborada uma estratégia de forma interdisciplinar, transversal, democrática e participativa, que contará com aproximadamente 60 instituições do Governo e sociedade civil, envolvendo secretarias, autarquias, associações, institutos, conselhos, universidades, faculdades, sindicatos, movimentos ambientalistas, dentre outras instituições.
Seis eixos temáticos nortearão o diagnóstico, programas, projetos, campanhas e ações continuadas de Educação Ambiental a serem projetadas: Águas, Áreas Verdes, Biodiversidade, Controle das Poluições, Proteção e Bem Estar Animal e Resíduos.
As reuniões do Grupo Técnico acontecerão de dois em dois meses, sendo que cada eixo tem autonomia para reuniões e atividades afins.
O PMEAFor é um instrumento participativo de planejamento e gestão que abrange os princípios da Educação Ambiental, em Fortaleza, definindo ações a serem desenvolvidas de forma transversal, ao conjunto das políticas públicas ambientais, por meio do Governo e da sociedade civil.
O PMEAFor será desenvolvido em 8 (oito) fases:
•        Processo de participação da sociedade na elaboração do plano;
•        Diagnóstico da situação da Educação Ambiental e de seus impactos nas condições de vida da população;
•        Prognóstico, objetivos, metas de curto, médio e longo prazo
•        Programas, projetos e ações necessárias para atingir os objetivos e as metas;
•        Ações para emergências e contingências;
•        Mecanismos e procedimentos para a avaliação sistemática da eficiência e eficácia das ações programadas e participação social;
•        Elaboração da versão Preliminar do Plano Municipal de Educação Ambiental de Fortaleza (DOCUMENTO SISTEMATIZADOR e/ou ORIENTADOR);
•        Elaboração da versão Final do Plano Municipal de Educação Ambiental e documento do Projeto de Lei do Plano Municipal de Educação Ambiental de Fortaleza.
09:57 · 05.04.2017 / atualizado às 09:57 · 05.04.2017 por
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará iniciou nesta segunda feira, 3 de abril, os trabalhos de revisão eleitoral com biometria em Icó (15ª ZE) e Morada Nova (47ª ZE), que abrange o município de Ibicuitinga. Para marcar o início dos trabalhos, foram realizadas audiências públicas, conduzidas pela vice-presidente do tribunal e corregedora regional eleitoral, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.
Icó
Na 15ª Zona Eleitoral, em Icó, a audiência pública aconteceu no Centro Social Urbano Nícia Marcílio, às 9h.
Além da vice-presidente do TRE-CE, compuseram a mesa oficial da cerimônia o juiz eleitoral, Francisco Ireilton Bezerra Freire, o promotor eleitoral, Renato Magalhães de Melo, o procurador adjunto de Icó, Fabrício Moreira, Rosana Figueiredo – chefe de gabinete, representando a prefeita do município Laís Nunes, e a vereadora Maria de Andrade Mariano Alves, representando a Câmara Municipal.
A desembargadora Nailde Pinheiro afirmou “ser muito importante o engajamento dos vários segmentos das comunidades locais na convocação dos eleitores”.
Icó tem 53.885 eleitores para serem atendidos e o prazo para o recadastramento biométrico obrigatório termina no dia 31 de janeiro de 2018.
07:41 · 05.04.2017 / atualizado às 07:41 · 05.04.2017 por

A solenidade de posse do Advogado Leonardo Carvalho no cargo de desembargador do tribunal regional federal da 5ª região acontecerá no dia 24 de abril(segunda-feira) às 17:00hs na sede do TRF5 em Recife.

Leonardo Carvalho é cearense, atuou como Advogado na justiça eleitoral e é um dos melhores juristas na área do direito administrativo.

Blog do Roberto Moreira

Compartilhe

Deixe um comentário