A Copa do Mundo começará a ganhar forma na próxima semana. Até sábado, quando termina a primeira rodada desta data Fifa, mais 13 seleções poderão se classificar para a Rússia – 14 se considerarmos o Egito, que joga excepcionalmente domingo, no bolo. Há equipes tradicionais na expectativa de confirmar a vaga, como Alemanha, Inglaterra e Uruguai, juntando-se ao Brasil entre os campeões.
Até o momento, oito estão confirmados. Além da Seleção e da Rússia (país-sede), Irã, Japão, México, Bélgica, Coreia do Sul e Arábia Saudita já estão garantidos no Mundial em 2018. Mas como está a situação em cada continente? Quem de fato pode se classificar nesta rodada? Veja abaixo:
ÁFRICA
Cada seleção só jogará uma partida neste mês – a rodada decisiva será disputada em novembro. Dos cinco vencedores de grupos que vão para a Copa, três podem carimbar o passaporte agora:
- Grupo A: Tunísia (visita Guiné) precisa de um resultado melhor que RD Congo (visita a Líbia)
- Grupo B: Nigéria se classifica com vitória sobre a Zâmbia, em casa
- Grupo E: Egito (recebe Congo no domingo) confirma a vaga com resultado melhor que Uganda (recebe Gana)
AMÉRICA DO NORTE E CENTRAL
As eliminatórias da Concacaf levarão três do hexagonal final direto ao Mundial – e um quarto representante para a repescagem contra a AFC (Ásia). O México é um deles. Os jogos acontecem na noite de sexta-feira.
- A Costa Rica precisa de um empate com Honduras (casa) ou de um empate entre Estados Unidos e Panamá, que jogarão mais cedo
- O Panamá se classifica com vitória sobre os Estados Unidos (fora) e de um tropeço de Honduras contra Costa Rica (fora)
AMÉRICA DO SUL
Excetuando Brasil, Bolívia e Venezuela, todos ainda sonham. Restam três vagas diretas e mais uma repescagem contra a Nova Zelândia, da Oceania. Dois podem se garantir nesta quinta-feira (a rodada decisiva acontece na terça):
- O Uruguai se classifica com vitória sobre a Venezuela (fora) ou empate mais um vencedor entre Argentina e Peru mais um tropeço do Chile (recebe o Equador)
- A Colômbia se classifica com vitória sobre o Paraguai (casa) mais empate entre Peru e Argentina ou tropeço do Chile
ÁSIA
- Síria e Austrália disputam uma repescagem interna para definir o rival do representante da Concacaf (hoje seriam os Estados Unidos)
EUROPA
Os campeões dos nove grupos vão para a Rússia, enquanto as quatro vagas restantes sairão de uma repescagem com os oito melhores segundos colocados. Até agora, só a Bélgica está lá. Mais sete podem se classificar até sábado (de uma forma ou de outra, conheceremos as nove até terça):
- Grupo A (sábado): a França se classifica em caso de vitória sobre Bulgária (fora) e derrota da Suécia para Luxemburgo (casa)
- Grupo B (sábado): a Suíça (recebe a Hungria) avança se tiver um resultado melhor que Portugal (visita a Andorra). Eles se enfrentam na terça
- Grupo C (quinta): a Alemanha só precisa de um empate com a Irlanda do Norte (fora)
- Grupo D (sexta): a Sérvia se classifica com vitória sobre a Áustria (fora) ou empate se País de Gales e Irlanda não vencerem
- Grupo E (quinta): a Polônia vai para a Copa se vencer a Armênia (fora) e Montenegro x Dinamarca terminar empatado
- Grupo F (quinta): a Inglaterra precisa de uma vitória sobre a Eslovênia (casa) ou empate se a Eslováquia não vencer a Escócia (fora)
- Grupo G (sexta): a Espanha recebe a Albânia e se classifica se tiver um resultado melhor do que a Itália (recebe a Macedônia)
OCEANIA
- A Nova Zelândia aguarda a definição do quinto colocado na América do Sul para a repescagem a ser disputada em novembro
Globo Esporte