Por GloboEsporte.com, Suzuka, Japão
“Dominante”, não há outra palavra que possa definir o desempenho de Lewis Hamilton no treino classificatório para o GP do Japão, disputado neste sábado, em Suzuka. O inglês da Mercedes #44 liderou todas as fases da sessão, anotou 1m27s319, novo recorde da pista, e comemorou a 71ª pole position na carreira – nona em 2017. Das 20 pistas do calendário, o circuito japonês era o único em que o tricampeão ainda não tinha feito uma pole, apesar de ter marcado duas (2007-08) em Fuji. Valtteri Bottas foi o segundo, 0s332 atrás, porém, graças a punição por troca do câmbio, o finlandês terá que largar da sexta colocação no grid.
A TV Globo transmite ao vivo o GP do Japão, neste domingo, com largada prevista para às 2h (Brasília). O GloboEsporte.com transmite as emoções da corrida em tempo real.
Na briga pelo título, Sebastian Vettel foi o terceiro, mas, por conta da punição ao #77 da Mercedes, largará em segundo, na cola do rival inglês. Longe da performance vista em Sepang, a RBR fez um treino discreto, com Daniel Ricciardo anotando o quarto tempo, seguido pelo companheiro Max Verstappen, em quinto. Kimi Raikkonen, que bateu no terceiro treino livre, quase não disputou o Q1, mas os mecânicos da Ferrari trabalharam duro e conseguiram colocar o carro #7 na pista a tempo. Ele foi o sexto, porém, punido por troca no câmbio, sairá em décimo. Felipe Massa larga em oitavo com a Williams.
RESULTADO FINAL:
TREINO CLASSIFICATÓRIO PARA O GP DO JAPÃO
Com as punições de Valtteri Bottas (+5), Kimi Raikkonen (+5), Fernando Alonso (+35) os dez primeiros ficaram assim:
O que disseram?
HAMILTON: “Nunca tive essa visão (de 1º) aqui antes. As Ferrari estarão rápidas amanhã, e nós precisaremos estar bem.”
BOTTAS: “Tem sido um final de semana difícil, mas minha condução foi melhorando.”
VETTEL: “Estou razoavelmente feliz. Tentei tudo na última volta – teria adorado ser um pouco mais rápido.”
Q1
O primeiro estágio do treino classificatório começou com os carros da Mercedes dando as cartas, sendo Hamilton o mais rápido, logo à frente de Bottas. O finlandês, que já tinha batido no terceiro treino livre, agora escapou na curva Degner e por muito pouco não atingiu as barreiras de proteção. Verstapppen, vindo de uma bela vitória na Malásia, voou com a RBR, marcando 1m29s181, tempo que lhe valeu a ponta da sessão. Mas não demorou muito para o líder do campeonato dar o troco, colocando a Mercedes #44 em primeiro lugar, anotando 1m29s047. Ainda deu tempo para Grosjean bater forte com a Haas, gerando uma bandeira vermelha que encerrou o treino com 1m18s para o final.
Eliminados no Q1
16 ROMAIN GROSJEAN
17 PIERRE GASLY
18 LANCE STROLL
19 MARCUS ERICSSON
20 PASCAL WEHRLEIN
Q2
Repetindo o desempenho soberbo da primeira parte, Hamilton foi mais uma vez o mais rápido, quebrando o recorde da pista com 1m27s819. Perseguindo o rival pelo título, Vettel foi o segundo, mais de meio segundo atrás do inglês da Mercedes. Bottas veio em terceiro, com Verstappen e Ricciardo na sequência. Destaque para Alonso, que no finalzinho conseguiu o décimo melhor tempo, avançando ao Q3 e deixando o companheiro de equipe Vandoorne fora, em 11º. Massa foi bem com a Williams e terminou em nono, se classificando para a última fase.
Eliminados no Q2
11 STOFFEL VANDOORNE
12 NICO HULKENBERG
13 KEVIN MAGNUSSEN
14 JOLYON PALMER
15 CARLOS SAINZ JR.
Q3
Nada de novo no início do Q3. Hamilton tomou a ponta, melhorando ainda mais seu próprio tempo: 1m27s345. Vettel anotou a segunda melhor volta, pouco menos de meio segundo atrás do rival da Mercedes, enquanto Bottas era o terceiro. Sem a mesma competitividade vista em Sepang, as duas RBR tiveram que se contentar com o quarto e quinto lugares, Ricciardo e Verstappen respectivamente. No final, o líder do campeonato ainda conseguiu diminuir o tempo de volta, marcando 1m27s319, ao passo que Bottas superou Vettel para fechar em segundo. Massa terminou em nono com a Williams, sendo 1m29s480 seu melhor giro.