Na manhã desta quarta-feira (21), foi realizada a assinatura do Contrato Operacional de descarregamento de matérias-primas (carvão mineral e minério de ferro) e embarque das placas de aço produzidas pela siderúrgica, pelo secretário da Infraestrutura do Estado, Lucio Gomes, pelo presidente da companhia administradora do Porto do Pecém, Danilo Serpa, e pelo CEO da Companhia Siderúrgica do Pecém, Eduardo Parente, na sede da Seinfra.
De acordo com o contrato, que tem duração de 10 anos, para os granéis sólidos, e 20 anos para a operação de placas de aço, é de responsabilidade da Cearáportos garantir armazenagem dos produtos, o transporte dos mesmos dentro do terminal, quando referente às placas, e até o pátio da siderúrgica para os graneis sólidos, além de assegurar o fornecimento de outros serviços que sejam necessários para que a operação seja realizada.
Para o presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, este momento concretiza o trabalho que vem sendo realizado pela companhia desde o início da construção da siderúrgica. “O Governo do Ceará firmou um compromisso com a CSP há alguns anos, visto que todos os produtos que foram utilizados para erguer essa grande empresa foram desembarcados no Porto do Pecém. Hoje, o Estado realiza o sonho de exportar as placas de aço e, com o resultado que estamos obtendo, entendemos que o serviço está sendo fornecido dentro dos moldes estabelecidos durante as reuniões periódicas que matemos com a siderúrgica”, declara. A Cearáportos, por conta da complexidade das operações das placas de aço, está coordenando o embarque do produto.
Ao todo, desde agosto de 2016, quando a primeira placa de aço foi enviada para fora do país, 1.904.713,72 toneladas foram exportadas, dessas 1.302.519,02 t em 2017. Os principais destinos do produto são Estados Unidos, Turquia, Coréia do Sul, Itália, Tailândia.
Luiza Dantas
Assessora de Imprensa da Cearáportos
(85) 3372.1500 (Ramal) 1795 / 989442841
luiza.dantas@cearaportos.ce.gov.br
www.cearaportos.ce.gov.br