Nesta sexta-feira, 30, foi deflagrada a “Operação Viva Mangue” com foco na criação ilegal de camarão às margens do Rio Pirangi, em Beberibe. A carcinicultura, é uma técnica de criação de camarões em viveiros, acabou destruindo a região de mangue, liberando resíduos poluentes no rio, matando a flora e fauna local e desviando o curso da água.
A operação foi coordenada pela Polícia Militar do Ceará, que realizou nove prisões em flagrante, lacraram sete bombas de águas e realizaram multas administrativas contra os infratores.
Também estiveram presentes em parceria na Operação “Viva Mangue”, o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), o Ministério Público, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh).
“Tamanha destruição levará séculos para a natureza se recompor e, provavelmente, não volte a ser o que era. Espero que o meio ambiente se restaure e que não sofra, ainda mais, com tamanha degradação ambiental. A operação não acabou, vamos continuar até que a população se conscientize da importância desse meio ambiente”, afirmou o comandante da operação Tenente Coronel Ricardo Mota.
A delegacia municipal de Beberibe lavrou Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e liberou os infratores.