Mesmo com o cansaço da madrugada, os devotos não desanimaram e lotaram a praça da Basíllica em Canindé, para participar da celebração de abertura dos Festejos de São Francisco das Chagas, que aconteceu as 4 horas da manhã, deste domingo (24).
A programação tem início com as tradicionais caminhadas dos moradores da região durante a madrugada até a sede do município, onde participam da tradicional missa de asteamento das bandeiras, realizada em frente à Basílica de São Francisco, presidida pelo pároco e reitor do santuário, frei Marconi Lins.
A festa segue até o próximo dia 4 de outubro. Durante a romaria, são celebradas missas, procissões, vias sacras, confissões e, para garantir a programação, frades franciscanos se revezam nas atividades da festa religiosa. As procissões com o painel de São Fracisco serão sempre às 17h30min, saindo da Basíliaca em direção à Praça dos Romeiros, onde são celebradas as novenas.
A festa de São Francisco em Canindé é conhecida por ser a maior festa franciscana das américas e segunda maior do mundo, perdendo apenas para Assis na Itália.
Durante os dez dias dos festejos alusivos ao santo dos probres, a expectativa é que cerca de dois milhões e meio de pessoas passem por Canindé.
cnews