Para aumentar a colaboração da sociedade e a conscientização sobre os direitos dos idosos, o Ministério Público do Distrito Federal lançará, nesta segunda-feira (2), a campanha “Ceda a vez para Gentileza”.
A data não é por acaso. Em outubro é comemorado o Dia Internacional do Idoso. A ideia é que as pessoas entendam que respeitar a prioridade do idoso não é um favor, mas uma obrigação.
Isso porque o direito de atendimento prioritário é estendido para qualquer caixa e não somente para o preferencial.
Foi depois de verificar o desconhecimento da população sobre este tema, que o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e Associação de Supermercados de Brasília (Asbra) fecharam um acordo para dar mais informações à sociedade sobre o tema.
Até quem é alvo da campanha desconhece os próprios direitos. O senhor Dejacir Lacerda, de 64 anos, diz que o atendimento preferencial funciona, mas só nos caixas prioritários.
A Ação será em parceria com o Sindicato dos Supermercados do Distrito Federal e a Associação de Supermercados de Brasília.
Todos os supermercados do Distrito Federal estão inclusos. O principal objetivo da ação é promover uma mudança de comportamento nos consumidores.
Agência Brasil