Durante a 3ª Reunião da Comissão Bilateral de Produção e Comércio, Brasil e Argentina, que se revezam na presidência do Mercosul em 2017, firmaram acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a execução de um plano de ação em facilitação de comércio, com investimento de US$ 250 mil.
O encontro visou a eliminação dos obstáculos para o incremento do comércio entre Brasil e Argentina de modo a ampliar o fluxo comercial. O fortalecimento do Mercosul também foi considerado estratégico, de forma a tornar o bloco uma plataforma comercial de inserção dos dois países no mundo.
Outra questão prioritária para Brasil e Argentina são as negociações em curso com a União Europeia e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), assim como estreitar laços comerciais com Japão, Canadá e os países da Bacia do Pacífico.
A parceria entre Brasil e Argentina pretende mapear a eficiência e a transparência dos procedimentos em vigor no comércio bilateral; elaborar recomendações para facilitar, reduzir prazos e custos no fluxo comercial entre Brasil e Argentina; harmonizar o Portal Único de Comércio Exterior com a janela única de comércio exterior desenvolvida pela Argentina; e intensificar espaços de diálogo entre os governos e os setores privados.
Fonte: Portal Brasil, com informações do MDIC