O Banco Central está mais otimista com a inflação e com a economia em 2017. Em documento divulgado nesta quinta-feira (22), a instituição projetou crescimento de 0,5% para o ano e um Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) abaixo de 4%.
As projeções do BC constam no Relatório Trimestral de Inflação, documento que reúne todas as avaliações da instituição sobre a economia e como ela deve evoluir. Para o IPCA, as previsões vão até o segundo trimestre de 2019.
Entre o documento anterior e esse novo, o Banco Central melhorou sua perspectiva para o custo de vida no Brasil. Antes, ele projetava que o IPCA de 2017 ficaria em 4%; agora, essa taxa deve ser menor: 3,8%.
Para 2018, a instituição prevê inflação entre 3,9% e 4,5%. Essa diferença ocorre porque o BC desenha quatro cenários e, para cada um deles, usa elementos diferentes para calcular. No segundo trimestre de 2019, a expectativa é de que o IPCA em 12 meses fique entre 3,7% e 4,3%.
Crescimento econômico
O Banco Central também refez seus cálculos para o Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, manteve inalterada a previsão de que o País vai crescer 0,5% neste ano. No relatório, a instituição explica que indicadores dos primeiros cinco meses do ano mostram resultados favoráveis.
Esse resultado positivo para o País é influenciado, segundo o BC, principalmente pelo agronegócio, que deve avançar 9,6% no ano. A indústria também deve colaborar, com uma expansão de 0,3%.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Banco Central