Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Hamilton lidera de ponta a ponta, vence no Canadá e diminui diferença para Vettel

0

Lewis Hamilton não teve sua vitória ameaçada em nenhum momento do GP do Canadá. Saindo da pole position, o inglês largou bem, manteve a liderança e rumou solitário para receber a bandeira quadriculada em primeiro pela 56ª vez na carreira, sexta em Montreal. Sebastian Vettel, por sua vez, não fez uma boa largada, fechando a volta inicial na quarta colocação, sendo superado por Max Verstappen e Valtteri Bottas. Não bastasse o começo ruim, o alemão foi obrigado a ir aos boxes para trocar a asa dianteira de sua Ferrari, danificada em toque com o holandês da RBR. Em corrida de recuperação, o tetracampeão ainda conseguiu chegar em quarto e salvar bons pontos para o campeonato, que ainda lidera com 12 pontos de vantagem.

Se em Monte Carlo o domínio foi todo da Ferrari, com pole position e dobradinha na corrida, em Montreal foi a vez da Mercedes dar o troco. Além da vitória de Hamilton, Bottas foi o segundo colocado, enquanto Kimi Raikkonen foi só o sétimo. Com o resultado, o time alemão tem 222 pontos contra 214 dos italianos. Entre os pilotos da RBR, melhor para Daniel Ricciardo, que foi terceiro, enquanto Verstappen abandonou com problemas no carro. Destaque para a dupla da Force India com Sergio Pérez em quinto e Esteban Ocon em sexto.

Felipe Massa sequer conseguiu completar a primeira volta no GP do Canadá. O brasileiro não fez grande largada, e acabou atingido por um desgovernado carro da STR, no caso, Carlos Sainz, que havia colidido com a Haas do francês Romain Grosjean. Se o dia não foi bom para o brasileiro, o companheiro de equipe Lance Stroll conseguiu enfim marcar seus primeiros pontos no Mundial de Fórmula 1, finalizando na nona colocação com o carro da Williams. Fernando Alonso vinha para ser o décimo, mas abandonou na penúltima volta com nova quebra do motor Honda, entregando a posição para Romain Grosjean.

Confira os melhores momentos do GP do Canadá de Fórmula 1

Confira os melhores momentos do GP do Canadá de Fórmula 1

VEJA A CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DO CANADÁ

Classificação final - GP do Canadá (Foto: Reprodução/Twitter) Classificação final - GP do Canadá (Foto: Reprodução/Twitter)

Classificação final – GP do Canadá (Foto: Reprodução/Twitter)

A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, em Baku, com o GP da Europa. O primeiro treino livre será no dia 23 de junho às 5h (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV 2 e acompanhamento em Tempo Real aqui no GloboEsporte.com. A prova será realizada na manhã de domingo, 25 de junho, às 9h, com transmissão ao vivo da TV Globo

O pódio

Hamilton, Bottas e Ricciardo: o pódio em Montreal (Foto: Getty Images) Hamilton, Bottas e Ricciardo: o pódio em Montreal (Foto: Getty Images)

Hamilton, Bottas e Ricciardo: o pódio em Montreal (Foto: Getty Images)

O que você precisa saber sobre o GP do Canadá?

– Sexta vitória de Hamilton no Canadá, 56ª na carreira.

– Grand chelem para Hamilton no GP do Canadá: pole position, melhor volta na corrida, todas as voltas lideradas e vitória.

– Primeira dobradinha da Mercedes na temporada de 2017.

– Primeira vez no ano em que Vettel fica fora do pódio. Alemão foi o quarto colocado.

– Primeiros pontos na carreira para Lance Stroll. Canadense fez corrida sólida em casa e chegou na nona colocação.

– Patrick Stewart, o Professor Xavier dos X-Men no cinema, acompanhou Ricciardo no tradicional “shoey” e bebeu champagne na sapatilha do australiano.

A largada

Hamilton largou bem, mantendo a primeira colocação, enquanto Verstappen arrancou da quinta para a segunda posição. Vettel, além de ser ultrapassado pelo holandês, também acabou superado por Bottas, caindo para o quarto lugar. Massa vinha no bolo, quando foi atingido por um desgovernado Sainz, que, por sua vez, tinha sido tocado pela Haas de Grosjean. O safety car foi acionado para que fossem recolhidos os carros dos dois pilotos.

Largada do GP do Canadá tem confusão e Carlos Sainz e Felipe Massa estão fora da corrida

Largada do GP do Canadá tem confusão e Carlos Sainz e Felipe Massa estão fora da corrida

Momentos-chave do GP do Canadá

1. Na relargada, Bottas tenta a ultrapassagem sobre Verstappen, mas é prontamente fechado pelo holandês da RBR.

Safety Car sai da pista e Bottas e Verstappen brigam por posição

Safety Car sai da pista e Bottas e Verstappen brigam por posição

2. Na confusão da largada, Vettel tem a asa dianteira danificada em toque com Verstappen. O alemão, que estava em quarto, vai aos boxes trocar a peça, e volta à pista na 18ª colocação.

Asa dianteira de Vettel toca no carro de Vestappen na primeira volta

Asa dianteira de Vettel toca no carro de Vestappen na primeira volta

4. Após grande largada, Verstappen para com problemas na RBR. Holandês fazia ótima prova, e era o secundo colocado.

Max Verstappen encosta ao lado da pista e é fim de prova para o holandês

Max Verstappen encosta ao lado da pista e é fim de prova para o holandês

5. Lance Stroll vem sofrendo com as críticas pelo desempemho abaixo do esperado no início de temporada. Neste domingo, porém, o canadense parece ter se inspirado por correr no solo de casa, e fez boa prova, terminando na nona colocação e conqusitando os primeiros dois pontos da carreira na F1.

Lance Stroll parte para cima de Magnussen

Lance Stroll parte para cima de Magnussen

6. Em um verdadeiro encontro de gerações, Stroll supera o bicampeão Fernando Alonso para assumir a 11ª colocação.

Duelo de gerações: Lance Stroll cola em Fernando Alonso e ultrapassa espanhol

Duelo de gerações: Lance Stroll cola em Fernando Alonso e ultrapassa espanhol

7. Após polêmica em Mônaco, quando Vettel superou Raikkonen em tática dos boxes, agora os companheiros de equipe se encontram na pista. O alemão aproveita o erro do campeão de 2007, e ultrapassa o finlandês para ser o sexto.

Vettel passa Raikkonen e assume a sexta posição

Vettel passa Raikkonen e assume a sexta posição

8. Disputa acirrada pela quarta colocação entre a dupla da Force India e Sebastian Vettel.

Ocon, Pérez e Vettel travam boa briga na disputa pelo quarto lugar

Ocon, Pérez e Vettel travam boa briga na disputa pelo quarto lugar

9. Hoje sim, hoje sim… hoje não. Alonso vinha para marcar o primeiro ponto da McLaren no campeonato, mas abandona na penúltima volta com quebra do motor Honda.

Fim de prova para Fernando Alonso

Fim de prova para Fernando Alonso

10. Apesar de mais uma frustração, Alonso sai do carro e vai (literalmente) para a galera. Reflexo da experiência na Indy?

A imagem do dia

Lance Stroll, o homem do povo.

Garoto de 18 anos comemora os primeiros pontos na F1 (Foto: Reprodução/Twitter) Garoto de 18 anos comemora os primeiros pontos na F1 (Foto: Reprodução/Twitter)

Garoto de 18 anos comemora os primeiros pontos na F1 (Foto: Reprodução/Twitter)

Globo Esporte

Compartilhe

Deixe um comentário